quinta-feira, 21 de maio de 2015

Em busca de Oásis

Boa tarde leitores!
            Durante nossa vida, buscamos sempre caminhar em direção a algo que nos torne seres humanos melhores, mais completos e mais felizes.
            Porém, nesta busca incessante pela felicidade, trilhamos diversos caminhos, muitas vezes cercados de desertos, incertezas, medos, ansiedade, aflição, até que encontramos um oásis, onde matamos parte da nossa sede de ser feliz, sentimo-nos realizados socialmente, profissionalmente, etc.
            Por algum tempo, este oásis nos deixa confortável com nós mesmos, satisfeitos com as conquistas, mas estes sentimentos, a medida que vamos sendo atropelados pelo tempo, pelas tecnologias, pela voracidade do mercado de trabalho e a competição na busca de uma vida melhor do que a que já se tem, lá vamos nós para uma nova jornada enfrentando tempestades de areia e todas as adversidades de um deserto, para buscar algo mais além, pois o que se tinha, já não nos torna mais seres humanos totalmente felizes.
            Para muitos, a percepção da necessidade de modificações para acompanhar o ritmo das transformações sociais, econômicas e afetivas, gera pensamentos angustiantes, previsões de erros, acertos, um mar aterrorizantes de 'e se...?'. O medo permeia os pensamentos, as crenças e as pessoas acabam parando por ali mesmo onde estão. Onde parece seguro e certo de que já foi feliz ali onde está e pode continuar sendo, mesmo que com lacunas.
            Para outros, este movimento de mudança em busca de algo torna-se desafiador, instigante, o sujeito encara de maneira motivadora o trajeto que mesmo podendo ser difícil, lhe trará sensações de prazer e felicidade no futuro. São pessoas capazes de entender que as dificuldades são pequenas, se comparadas ao resultado que temporariamente nos deixará satisfeitos, até que o ciclo se reinicie.
            O que poucos percebem, é que a felicidade está no caminho trilhado, independente do que está sendo buscado. Está em cada interpretação do que as dificuldades que tivemos que enfrentar, significam para o nosso crescimento. Está nos vínculos que criamos durante a trajetória e o que cada um pode contribuir na troca de experiências. E também nos vínculos que desfizemos, por entender que um não tinha mais nada a contribuir com o outro.

            Não confunda coragem de ir em frente, com imprudência. E nem receio e medo, com fraqueza e sentimentos de ser incapaz de obter algo que deseja. Procure organizar seus pensamentos. Seja cauteloso, mas não covarde. Trilhe seu caminho, entendendo suas limitações e as limitações do outro. Entenda que ninguém é feliz o tempo todo, e você não é obrigado a ser feliz diariamente. Por mais difícil que pareçam os caminhos no deserto, sempre haverão momentos em que você irá se deparar com um oásis e refletir sobre o que passou para chegar até ali. Use isto a seu favor e desfrute saudavelmente da sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário