quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Escolha Profissional

Olá! Tudo bem com vocês?

       O período das provas decisivas para nosso futuro profissional vem chegando, e com ele, algumas dúvidas...

     Escolher uma profissão na fase da adolescência, pode parecer uma missão quase impossível. Optar por uma carreira significa entrar naquilo que imaginamos ser o mundo adulto, no qual teremos acesso a uma série de coisas interessantes, mas também a várias novas responsabilidades. Por isso é tão difícil!

        A questão da escolha profissional representa um desafio que envolve diversos fatores, entre eles: expectativas da família; o custo da formação e o local dos estudos; o tipo de formação desejado; as oportunidades do mercado e as características das profissões, como, por exemplo, o tipo de atividade e o local onde é realizada.

      Neste período difícil para os jovens, é necessário que haja muita compreensão das suas aptidões, perfis, dedicação na busca por informações, bate-papo com profissionais da área que lhes despertam interesses, até mesmo aconselhamentos e orientações com profissionais qualificados para trabalhar essas e outras dúvidas que surgem ao final do Ensino Médio.

       Antes de mais nada, é preciso desenvolver o autoconhecimento, saber do que se gosta, o que gostaríamos de ser, quais são as expectativas para daqui a 1, 5 e 10 anos. Observa-se que enquanto jovens, acreditamos ter muito tempo pela frente, para tomar algumas decisões, e costuma-se deixar para pensar sobre isso tardiamente, gerando ansiedade, cobrança de terceiros e até mesmo sofrimento.

       Algumas escolas desenvolvem projetos como: feira das profissões; excursões para conhecer instituições de ensino; workshops com profissionais de diversas áreas; pacotes com equipe de psicólogos que realizam orientação profissional através de dinâmicas, entrevistas e aplicação de testes vocacionais.

        Orienta-se que os familiares, escolas e alunos, trabalhem esta questão como equipe. Buscando auxiliar o estudante nesta tomada de decisão, que determinará seu futuro, seja ele construído a partir de ensino superior, técnico, educação à distância, estágio, entre outros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário